segunda-feira, 27 de julho de 2009

Abertura da Conferência Municipal de Educação


O Direito de Aprender na Cidade Educadora foi o tema da palestra principal da Conferência Municipal de Educação de Jequié, proferida pelo consultor Ney Campelo. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (27) com mais de 1.200 conferencistas inscritos. A solenidade de abertura foi realizada no Palácio das Artes, com a presença de diversas autoridades a exemplo do prefeito Luiz Amaral, dos deputados Leur Lomanto Júnior e Euclides Fernandes, secretários municipais, representantes de conselhos e de outras entidades, além de trabalhadores em educação.

Após o ato de abertura, ocorreu a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência. No período da manhã, aconteceu também a palestra: Jequié, Diagnóstico Socioeconômico e Educacional, ministrada pelo coordenador de Informações do IBGE, Joilson Rodrigues, com uma avaliação sobre a educação no município de Jequié, que vai contribuir para a formulação de políticas públicas durante as discussões realizadas na conferência. No período da tarde, ocorreram discussões em grupos de trabalhos, divididos em seis eixos temáticos:

I – Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional.
II - Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação.
III - Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar.
IV - Formação e Valorização dos Profissionais da Educação.
V - Financiamento da Educação e Controle Social.
VI - Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade

Já nesta terça-feira [28], a programação reserva debates sobre os Grupos Temáticos e as Câmaras do Plano Municipal de Educação, que acontecerão pela manhã, no Centro Educacional Presidente Médici. No período da tarde, ocorrerão à eleição dos delegados para a etapa estadual da conferência e a plenária final, onde serão aprovados os encaminhamentos, também para a etapa estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário